Projeto de vereador Diogo Gonzaga prevê distribuição gratuita de absorventes em Joaquim Gomes

por adm publicado 26/05/2021 13h24, última modificação 26/05/2021 13h24

A Câmara de Joaquim Gomes aprovou indicação que prevê a criação de um programa municipal para a distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A indicação de autoria do vereador Diogo sugere que a Secretaria Municipal de Saúde forneça “absorventes higiênicos em quantidades adequadas às necessidades femininas em postos de saúde e unidades ambulatoriais, por exemplo.

Para justificar a iniciativa, que seria custeada pela administração municipal, o vereador defendeu que não se trata de estética e sim questão de saúde pública e entende extremamente necessário para atender a uma parcela de mulheres que nem sempre tem a condição de obter um absorvente.

Muitas mulheres reclamam que os maridos estão desempregados, a renda é muito baixa e há várias filhas em fase de usar absorventes. Parece que não, mas R$ 3 pesa no bolso de algumas famílias de baixa renda. Então as mulheres acabam usando coisas que não devem para conter o fluxo menstrual.

Vereadora Rita do Araçá defendeu em tribuna a indicação do colega e agradeceu em nome das mulheres. Os demais parlamentares foram favoráveis, aprovando assim a indicação.